terça-feira, 18 de novembro de 2008

Manga Rosa

como é que eu aprendi a dirigir? até que me considero hoje um bom motorista, mas como consegui essa proeza. quando entrei pra auto escola, o professor tinha sempre um BASEADO para fumar no alto da boa vista, na joatinga ou qualquer outro lugar bacana pruma viagem. saia de casa já com uma larica pra dividir como teacher, já que era ele quem apresentava o BASEADO. era um estímulo tirar a carteira de motorista.

.. uma das coisas que ele não me ensinou - estacionar em ladeira. acabávamos sempre dando umas voltas na lagoa, no aterro, na praia, nunca numa ladeira, nem no alto leblon, sorte que eu não sou completamente sem noção - mas sempre existe o perigo. nas minhas primeiras andanças eu parecia brincar de querer matar motoqueiro, enfim, o impressionante mesmo era que fumar um BASEADO nas vias expressas do Rio de Janeiro, parecia uma brincadeira de criança, um desafio ao absoluto, uma distração ao tédio. nada de muito importante, nem de banal. vivíamos numa jamaica hipócrita.

então, anos se passaram e eu estou aqui, com o meu carro, na segunda carteira de motorista, depois de milhares de multas, pequenos arranhões, grandes e pequenas viagens e ainda assim, mesmo que o tempo tenha passado, eu entro no carro e é inevitável pensar num BASEADO com o instrutor da auto-escola, nas laricas e nas cocotinhas se exibindo na praia. era uma vida boa, dava boas risadas, às vezes falávamos na solidão das pessoas e na canseira de se viver coletivamente. eu apresentei pra ele The Doors. ele me apresentou um MANGA ROSA de primeira. as aulas acabaram e só na minha segunda prova prática eu tirei a carteira. depois cada um foi pro seu canto.

Nenhum comentário: